Verão é Sinônimo de Negócios para Imobiliárias de Cidades Praianas
O verão, para grande parte das pessoas, é sinônimo de férias, de descanso, de total tranquilidade.
Mas também é na estação marcada pelo calor cada vez mais intenso que outros tantos trabalham como nunca e firmam foco na atividade profissional.
Nesse segundo caso se enquadram as imobiliárias com sede em praias paradisíacas como Ilhabela (SP) e Búzios (RJ, embora, na verdade, os respectivos profissionais das agências RE/MAX Mar & Vela e RE/MAX Premium, franqueadas da Regional Grupo, Latina trabalhem com afinco e dedicação o ano todo.
“Nossos meses mais fortes são janeiro e fevereiro. É quando captamos novos clientes que passam temporada e temos também contato com os proprietários que estão na ilha e querem vender seus imóveis”, explica Edmar Alves, líder e corretor da Mar & Vela.
Lucas Hernan Povoli, Broker da Premium, diz que o verão representa um período desafiador para concretizar negócios imobiliários na região de Búzios, em razão de dois fatores, principalmente: o Réveillon e o Carnaval.
De acordo com ele, o último semestre é a melhor época do ano e isso inclui parte do verão, porém, janeiro e fevereiro são mais desafiantes pela interferência das duas datas na vida das pessoas.
O Broker acrescenta também que a demanda por locações de temporada durante o verão “resulta em uma disponibilidade limitada para visitas aos imóveis à venda, uma vez que os proprietários priorizam o aproveitamento das oportunidades de aluguel temporário, dada sua alta rentabilidade nesta época do ano”.
Edmar, por sua vez, relata que janeiro e fevereiro foram meses de muito trabalho, com bastantes negócios acontecendo em Ilhabela, um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos do Brasil. De acordo com ele, a segurança é um dos atrativos do lugar. “Moramos, praticamente, num condomínio, pois o único acesso é a balsa. E tem muita gente procurando este tipo de vida”, declara o empreendedor da RE/MAX Mar & Vela.
Pela RE/MAX Premium, Lucas cita uma particularidade observada neste verão em Búzios: enquanto dezembro e janeiro se destacaram como os melhores meses na história da agência em fechamento de negócios, fevereiro registrou um desempenho abaixo das expectativas. “Esta discrepância pode ser atribuída, em parte, à influência do Carnaval, que intensifica os desafios mencionados anteriormente e impacta negativamente os resultados de fevereiro”, analisa o Broker.
De sua parte, Edmar enfatiza que o que acontece no primeiro semestre é o que a Mar & Vela planta em janeiro e fevereiro. “Acho que este primeiro semestre será o melhor semestre desde que estamos na RE/MAX, há seis anos”. Lucas pondera que Búzios apresenta nuances que demandam uma adaptação estratégica por parte dos profissionais do setor imobiliário, considerando as características específicas desse período e suas implicações nas transações de compra e venda de imóveis.